Veja os principais erros no manejo do solo e como evitá-los
- Cria Propaganda
- 3 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de fev.

Os erros no manejo do solo são uma das principais causas que afetam a produtividade no campo no Brasil, país que é conhecido como o “celeiro do mundo”, e que, atualmente, é uma das maiores potências em produção de alimentos, junto com China, Estados Unidos, Índia e Rússia.
Com mais de 212 milhões de habitantes, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país já produz alimentos em quantidade suficiente para alimentar quase 1 milhão de pessoas.
Segundo dados obtidos em um levantamento realizado pelo BTG Pactual, a produção brasileira é capaz de alimentar cerca de 900 milhões de pessoas. Isso equivale a 11% da população mundial.
No entanto, apesar do alto volume de alimentos produzidos, muitas perdas acontecem a cada safra, sendo uma das causas o manejo inadequado da terra na área de cultivo, como citado acima.
Os principais erros no manejo do solo
Diversos erros no manejo do solo acontecem tanto devido ao uso de equipamentos e insumos de forma equivocada, como também a adoção de métodos pouco eficazes e prejudiciais à saúde da terra.
Veja abaixo os principais erros no manejo do solo que impactam negativamente na produtividade da lavoura:
· Não verificar a saúde do solo;
· Aquisição e uso de fertilizantes sem planejamento;
· Aplicação de insumos sem regulagem adequada;
· Revolvimento profundo da terra antes de períodos de chuvas intensas;
· Exposição do solo em períodos de sol intenso;
· Falta de práticas e métodos conservacionistas.
Como evitar erros no manejo do solo?
É possível evitar erros no manejo do solo, como os citados anteriormente e outros tipos de condutas equivocadas com um procedimento que é essencial para o ciclo produtivo: diagnóstico de solo.
Sem dúvidas, essa é a chave para abrir as portas de uma colheita de sucesso, porque com esse procedimento é possível verificar todas as condições do solo e traçar estratégias para garantir o bom desenvolvimento da lavoura e uma excelente produtividade.
É que o diagnóstico de solo fornece um nível aprofundado de informações sobre a área de cultivo, permitindo que o produtor tome decisões de forma mais assertiva para colher os melhores resultados a curto, médio e longo prazo.
Conte com a SPD Soil Diagnostic para um diagnóstico de solo mais preciso
A SPD Soil Diagnostic é referência em diagnóstico de solo, sendo uma grande aliada de diversos produtores espalhados por todo o Brasil que já tiveram a produtividade de suas lavouras completamente transformadas.
Isso porque a SPD Soil Diagnostic realiza um diagnóstico de solo preciso e rico em informações, tendo como base a coleta de amostras da área de cultivo em três níveis: 0 a 10 cm; 10 a 20 cm; e 20 a 40.
Dessa forma, é possível obter uma visão clara e detalhada sobre a atual situação física, química e biológica da área analisada para entender o que deve ser feito, como e quando. Entre em contato e saiba mais!
Comments