top of page
Buscar

Saiba por que o diagnóstico de solo é importante

  • Foto do escritor: Cria Propaganda
    Cria Propaganda
  • 26 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de fev. de 2024



Os cuidados com a terra vão além do uso de defensivos e da boa disponibilidade de água. Isso não é o bastante para quem deseja aumentar o número de sacas na hora da colheita. É preciso conhecer cada canto da área de plantio, já que o solo pode apresentar variações de um hectare para o outro, tendo particularidades e demandas únicas de nutrição.


E saber como fazer o manejo de modo adequado é fundamental para que o produtor consiga alcançar o sucesso no campo. No Brasil, segundo dados mais recentes do Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 5 milhões de produtores rurais.


Porém, nem todos têm um conhecimento profundo sobre o que a sua lavoura demanda a cada safra. É aqui que o diagnóstico de solo brota como um importante parceiro do homem do campo.


O grande aliado


Buscar pela implantação desse processo na área de cultivo é o primeiro passo para colher mais. O motivo é que com o diagnóstico, tanto o manejo em si quanto as correções nutricionais no solo se tornam ainda mais assertivas. Outra contribuição importante é a possibilidade de criação de um planejamento agrícola com metas claras a curto, médio e longo prazo.


Mas como tudo é feito? Bem, a primeira etapa é a de definição da época de coleta, sendo que a recomendação é que ela seja feita em um intervalo de tempo de três a seis meses de antecedência do plantio. Em seguida, todo o terreno é dividido em talhões ou glebas. Logo após, é feita a retirada de várias amostras da terra para serem examinadas em laboratório.

A análise tem como base três pilares fundamentais: químico, físico e biológico.

Dessa forma, com o respaldo dos dados fornecidos pelas amostragens, é possível identificar com exatidão o excesso ou a falta de nutrientes específicos, a capacidade de permeabilidade do solo, os níveis de fertilidade, etc.


Análise mais detalhada


Para que tudo corra bem e não haja erros, quanto mais profunda e variada for a coleta, melhor. Esse é um dos nossos principais diferenciais, porque realizamos a extração de pequenas quantidades do solo em diferentes níveis de profundidade, o que proporciona um diagnóstico bem amplo. Veja abaixo quais são:

Nível superficial - 0 até 10 cm;

Nível intermediário - 10 a 20 cm;

Nível mais profundo - 20 e 40 cm.


Pensou em diagnóstico de solo? Pode contar com a SPD Soil Diagnostic para entender o que a sua lavoura está querendo te dizer.



Referências:

 
 
 

Comments


bottom of page